Babylon 10
Simply the best definition!

Download it's free

Batalha de Dunnichen

Wikipedia Português A enciclopédia livre

Download this dictionary
Batalha de Dunnichen
A Batalha de Dunnichen ou Batalha de Nechtansmere (Gaélico escocês:Blàr Dhùn NeachdainIrlandês antigo: Dún NechtainGalês antigo: Linn GaranInglês antigo: Nechtansmere) foi uma luta entre os pictos, liderado pelo Rei Bridei III, e os nortúmbrios, liderados pelo Rei Egfrido (Ecgfrith), em 20 de maio de 685.

A hegemonia nortúmbria sobre o nordeste britânico, adquirida pelos antecessores de Egfrido, começou a se desintegrar. Várias nações subjugadas começaram a se rebelar ao longo desses anos, levando a inúmeras batalhas contra os pictos, mércios e irlandeses, com vários sucessos. Seguindo de várias sitiações em territórios vizinhos, liderados pelos pictos, Egfrido levou suas tropas contra eles (apesar de ter dito o contrário), como uma forma de sobrepor sua suserania sobre as nações pictas.

Uma falsa retirada dos pictos levou os nortúmbrios a uma emboscada em Dun Nechtain, perto do lago Linn Garan. Por muito tempo se pensou que o local da batalha tivesse sido próximo à atual vila de Dunnichen, em Angus. Pesquisas recentes, no entanto, sugerem que teria sido mais ao norte, próximo a Dunachton, nas margens do Lago Inch, em Badenoch and Strathspey.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike

| Batalha de Dunnichen in Portuguese